quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O que é uma Rádio Comunitária?

O Serviço de Radiodifusão Comunitária foi criado pela Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. Trata-se de radiodifusão sonora, em freqüência modulada (FM), de baixa potência (25 Watts) e cobertura restrita a um raio de 1km a partir da antena transmissora. Podem explorar esse serviço somente associações e fundações comunitárias sem fins lucrativos, com sede na localidada da prestação do serviço. As estações de rádio comunitárias devem ter uma programação pluralista, sem qualquer tipo de censura, e devem ser abertas à expressão de todos os habitantes da região atendida.


sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Meio Ambiente será tema da Campanha da Fraternidade 2011

A Campanha da Fraternidade de 2011, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que terá início na quarta-feira de cinzas, dia 9 de março, vai tratar da questão ambiental.

O tema escolhido "Fraternidade e a Vida no Planeta", e o lema “A criação geme em dores de parto”, foi apresentado nesta quinta-feira, 21, durante entrevista coletiva da CNBB , e tem o objetivo de colocar em discussão nas dioceses, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da Amazônia, agronegócio, biodiversidade e a água.

De acordo com o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, a escolha do tema não guarda relação com o destaque que a questão ambiental tomou durante o período de campanha eleitoral no Brasil.

“Este tema foi escolhido há dois anos. O que eu acredito é que é um tema atual. É uma agenda que está na ordem do dia não só no Brasil, mas no mundo inteiro”.

Votar bem: Orientação dos bispos aos fiéis católicos!

Os Bispos Católicos do Regional Sul 1, da CNBB (Estado de São Paulo), no cumprimento de sua missão pastoral, oferecem as seguintes orientações aos seus fiéis para a participação consciente e responsável no processo político-eleitoral deste ano:

1. O poder político emana do povo. Votar é um exercício importante de cidadania; por isso, não deixe de participar das eleições e de exercer bem este poder. Lembre-se de que seu voto contribui para definir a vida política do País e do nosso Estado.
.
2. O exercício do poder é um serviço ao povo. Verifique se os candidatos estão comprometidos com as grandes questões que requerem ações decididas dos governantes e legisladores: a superação da pobreza, a promoção de uma economia voltada para a criação de postos de trabalho e melhor distribuição da renda, educação de qualidade para todos, saúde, moradia, saneamento básico, respeito à vida e defesa do meio ambiente.
.
3. Governar é promover o bem comum. Veja se os candidatos e seus partidos estão comprometidos com a justiça e a solidariedade social, a segurança pública, a superação da violência, a justiça no campo, a dignidade da pessoa, os direitos humanos, a cultura da paz e o respeito pleno pela vida humana desde a concepção até à morte natural. São valores fundamentais irrenunciáveis para o convívio social. Isso também supõe o reconhecimento à legítima posse de bens e à dimensão social da propriedade.
.
4. O bom governante governa para todos. Observe se os candidatos representam apenas o interesse de um grupo específico ou se pretendem promover políticas que beneficiem a sociedade como um todo, levando em conta, especialmente, as camadas sociais mais frágeis e necessitadas da atenção do Poder público.
.
5. O homem público deve ter idoneidade moral. Dê seu voto apenas a candidatos com “ficha limpa”, dignos de confiança, capazes de governar com prudência e equidade e de fazer leis boas e justas para o convívio social.
.
6. Voto não é mercadoria. Fique atento à prática da corrupção eleitoral, ao abuso do poder econômico, à compra de votos e ao uso indevido da máquina administrativa na campanha eleitoral. Fatos como esses devem ser denunciados imediatamente, com testemunhas, às autoridades competentes. Questione também se os candidatos estão dispostos a administrar ou legislar de forma transparente, aceitando mecanismos de controle por parte da sociedade. Candidatos com um histórico de corrupção ou má gestão dos recursos públicos não devem receber nosso apoio nas eleições.
.
7. Voto consciente não é troca de favores, mas uma escolha livre. Procure conhecer os candidatos, sua história pessoal, suas ideias e as propostas defendidas por eles e os partidos aos quais estão filiados. Vote em candidatos que representem e defendam, depois de eleitos, as convicções que você também defende.
.
8. A religião pertence à identidade de um povo. Vote em candidatos que respeitem a liberdade de consciência, as convicções religiosas dos cidadãos, seus símbolos religiosos e a livre manifestação de sua fé.
.
9. A Família é um patrimônio da humanidade e um bem insubstituível para a pessoa. Ajude a promover, com seu voto, a proteção da família contra todas as ameaças à sua missão e identidade natural. A sociedade que descuida da família, destrói as próprias bases.
.
10.Votar é importante, mas ainda não é tudo. Acompanhe, depois das eleições, as ações e decisões políticas e administrativas dos governantes e parlamentares, para cobrar deles a coerência para com as promessas de campanha e apoiar as decisões acertadas.


-Dom Nelson Westrupp, scj
 Presidente do CONSER

- Dom Benedito Beni dos Santos
 Vice-Presidente

 - Dom Airton José dos Santos
 Secretário-Geral

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Nós somos a 87,9
Diferente das outras mas igual a você!

NADA NESSA VIDA É POR ACASO!

Chico Xavier costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: ISSO TAMBÉM PASSA!
Então perguntaram a ele o porquê disso... Ele disse que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, se lembrar de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo isso por algum motivo. Mas essa placa também era para lembrá-lo de que quando estivesse muito feliz, não deveria deixar tudo para trás e se deixar levar, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam novamente. É exatamente disso que a vida é feita, momentos.
Momentos que temos que passar, sendo bons ou não, para o nosso próprio aprendizado.
Nunca esquecendo do mais importante:
NADA NESSA VIDA É POR ACASO.
Absolutamente nada. Por isso temos que nos preocupar em fazer a nossa parte, da melhor forma possível.. A vida nem sempre segue o nosso querer,
Mas ela..

É Perfeita naquilo que tem que ser!

TEMOS UMA MISSÃO!

Quantas vezes NÓS PENSAMOS EM DESISTIR,
deixar de lado o IDEAL E OS SONHOS;
Quantas vezes batemos EM RETIRADA,
com o coração AMARGURADO PELA INJUSTIÇA;
Quantas vezes sentimos o PESO DA RESPONSABILIDADE,
sem ter com QUEM DIVIDIR;
Quantas vezes SENTIMOS SOLIDÃO,
mesmo CERCADOS DE PESSOAS;
Quantas vezes falamos, SEM SERMOS NOTADOS;
Quantas vezes lutamos por uma CAUSA PERDIDA;
Quantas vezes voltamos PARA CASA COM A SENSAÇÃO DE DERROTA;
Quanta vezes aquela LÁGRIMA, TEIMA EM CAIR,
justamente na hora em que PRECISAMOS PARECER FORTES;
Quantas vezes pedimos a DEUS UM POUCO DE FORÇA,
um pouco DE LUZ;
E A RESPOSTA VEM, seja lá como for,
UM SORRISO, um OLHAR CÚMPLICE,
UM CARTÃOZINHO, UM BILHETE, UM GESTO DE AMOR;
E a GENTE INSISTE.
Insiste em PROSSEGUIR, EM ACREDITAR,
em TRANSFORMAR, EM DIVIDIR,
E DEUS INSISTE EM NOS ABENÇOAR,
em nos MOSTRAR O CAMINHO:
aquele MAIS DIFÍCIL,
mais COMPLICADO, MAIS BONITO.
E a GENTE INSISTE em seguir,
porque TEMOS UMA MISSÃO.


SER FELIZ!!!